Hinduísmo


O Hinduísmo abrange várias crenças, práticas e denominações religiosas.

Os Hindus acreditam em um espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por deidades individuais como Vishnu, Shiva e Shakti. O Hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes e realizar a verdadeira natureza de seu Ser.

É a terceira maior religião do mundo, com aproximadamente um bilhão de adeptos (censo de 2005), dos quais aproximadamente 890 milhões vivem na Índia. Outros países com grande população hindu são o Nepal, Bangladesh, África do Sul, Sri Lanka, Ilhas Maurício, Fiji, Guiana, Indonésia, Malásia, Estados Unidos e o Reino Unido. O Hinduísmo é considerado a mais velha religião ainda existente do mundo. Ao contrário de outras grandes religiões do mundo, o Hinduísmo não possui apenas um único fundador e é baseado em vários textos religiosos desenvolvidos por vários séculos que contém espirituais e fornecem um guia prático para a vida religiosa. Entre tais textos, os antigos Vedas são normalmente considerados os de maior autoridade.

Hinduísmo originalmente indicava uma região geográfica. Por esse motivo, alguns grupos indianos mais tradicionalistas defendem que a religião é mais adequadamente chamada de Sanatana Dharma, significando "Religião Eterna". Embora se afirme ter sido na cultura hinduísta que tiveram origem três outras importantes religiões o budismo, o jainismo e o sikhismo, os indólogos colocam o jainismo como bem anterior ao bramanismo que originou o hinduísmo, e o budismo guarda relação com o jainismo e o Sankhya-Yoga.

O que pode ser compreendido como uma crença comum a todos os hindus são o Dharma, a reencarnação, o karma, e a moksha (liberação) de cada alma através de variadas ações de cunho moral e da meditação yogas. Entre os princípios fundamentais incluem-se ainda o ahimsa (não-violência), com a primazia do Guru, a palavra divina Aum e o poder do mantra, amor à verdade em muitas manifestações como Deus e Deusas, e a compreensão de que a chama divina essencial (Atman/Brahman) está presente em cada ser humano e em todas as criaturas viventes, que podem chegar por diversas sendas à Verdade Una. Essencialmente, qualquer forma de prática espiritual seguida com fé, amor e persistência levará ao mesmo estado final de auto-realização. Portanto, o pensamento hindu se distingue por encorajar enfaticamente a tolerância pelas diferentes crenças, desde que sistemas temporais não podem declarar ser a única compreensão da Verdade Transcendental.





Testemunhas de Jeová
O movimento foi iniciado por Charles Taze Russell, na década de 70. O movimento religioso conhecido por Testemunhas de Jeová assume-se como uma religião cristã. Afirmam adorar exclusivamente a Jeová e consideram-se seguidores de Jesus Cristo.

A única autoridade reconhecida pelas Testemunhas de Jeová em termos teológicos é a Bíblia, usam habitualmente a tradução do novo mundo das escrituras sagradas. As Testemunhas de Jeová empenhar-se na divulgação mundial das suas crenças através de vários meios e, em especial, através das páginas impressas. A sua mensagem é apresentada ao público, principalmente através de duas revistas:A Sentinela - Anunciando o Reino de Jeová.

Encaram a sua religião como um modo de vida, sendo que todos os outros interesses, incluindo o emprego e a família, giram em torno da adoração exclusiva que prestam a Jeová, o seu Deus.
Assim, não importam o que façam, incluindo a seleção de diversão ou de vestuário, de carreira na escola ou na profissão ou mesmo a escolha de cônjuge, o comportamento e integração com a comunidade, nos negócios ou em lazer, tudo isso é influenciado pela decisão que tomaram de dedicar a sua vida incondicionalmente a Jeová. A Bíblia é encarada como um verdadeiro manual de aplicação prática e obrigatória em todos os campos da vida.

Dão grande valor à vida em família e estimulam fortemente a que se procure um cônjuge entre os que professam a mesma fé, ou seja, "casar somente no Senhor". Dão extrema importância à virgindade e castidade, sendo que o sexo pré-marital, ou mesmo demonstrações demasiadas íntimas de afecto, são condenadas. A virgindade do rapazes da moças solteiros é altamente valorizada.

No entanto, as relações sexuais legítimas, após o casamento, são consideradas honrosas e um dever do qual nenhum dos cônjuges deverá privar o seu companheiro. Relações amorosas com pessoas do mesmo sexo são consideradas um pecado gravíssimo contra as normas bíblicas.

Baseando-se na Bíblia, as Testemunhas de Jeová entendem que a mulher foi criada diretamente por Deus como ajudadoura e complemento do homem. A chefia na família pertence ao marido, sendo que a esposa deve respeitá-lo como o cabeça da casa. No entanto, Deus não concedeu ao marido a autoridade absoluta sobre a mulher. Tal como o seu marido, ela deve obediência primária a Deus.

A situação é a mesma, caso o marido não seja crente da mesma fé. Para as Testemunhas, isto de modo algum rebaixa o papel e o valor da mulher cristã. Exige-se do marido que honre a sua esposa e espera-se que esta tenha participação nas decisões importantes da família, incluindo a educação dos filhos. Ainda assim, o trabalho das mulheres é altamente valorizado no serviço de pregação pública, visto que elas também são consideradas como ministros ordenados após o seu batismo. As mulheres podem participar nas reuniões com comentários e em demonstrações práticas de como efetuar a obra de evangelização.

As Testemunhas de Jeová são uma organização mundial composta por mais de 6.500.000 membros ativos e são bem conhecidas pela sua atividade de evangelização de porta em porta e onde quer que haja pessoas. Afirmam basear as suas doutrinas na Bíblia e consideram que os seus procedimentos organizacionais, atitudes, ensinos e conduta são a restauração do Cristianismo instaurado por Jesus Cristo. Ainda assim, algumas das suas posições sobre certos assuntos têm sido considerados controvérsias, sendo alvo de ataque por parte dos seus críticos:

- Não aceitam transfusões de sangue
- Também não comemoram aniversário
- Não servem ao Exército
- Não fumam
- Não consomem impurezas que tragam doenças ou prejuízos físicos, como a dependência química.

Um comentário:

  1. Depois de lerem tudo isso sobre as Testemunhas de Jeová,há duvida de que essa é a religião verdadeira?

    ResponderExcluir