Energia nuclear

De onde vem a energia nuclear? Qual é exatamente o uso desse tipo de energia e qual a sua importância no cenário mundial e nacional? Quais os benefícios e malefícios do seu uso?

A energia nuclear vem sendo causa, há anos, de vários desastres na humanidade, devido ao seu uso para a confecção de bombas atômicas e armas nucleares de destruição em massa. Mas será que esse é o único uso da energia nuclear? Ou ela também pode ser usada para fins que beneficiam e ajudam a humanidade?

A diferença entre a energia nuclear e os demais tipos de energia pode impactar na natureza do planeta Terra, tais como o efeito estudo. Qual tipo de energia tem maior impacto nesse fenômeno? Por que razão?

A descoberta da energia nuclear e a opção pelos seus distintos usos foi ocorrendo gradativamente, onde aos poucos o homem foi descobrindo o efeito dos seus derivados, tais como o urânio, por exemplo. O que o homem vem criando a partir dessas descobertas?

Os lixos radioativos são um dos possíveis efeitos maléficos da energia nuclear, causado unicamente por acidentes. Como esses acidentes ocorrem? Qual foi o caso do famoso desastre da usina de Chernobyl, na Ucrânia?

Este trabalho visa explorar as questões relativas à origem da energia nuclear e seus usufrutos para a humanidade. Dessa forma, pretende-se ir de encontro com as respostas para as questões acima colocadas.

O que é a energia nuclear:

É a energia liberada quando ocorre a fissão dos átomos। Num reator nuclear ocorre em uma seqüência multiplicadora conhecida como "reação em केडिया.

Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convertê-la em calor: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo.
A energia nuclear provém da fissão nuclear do urânio, do plutônio ou do tório ou da fusão nuclear do hidrogênio. É energia liberada dos núcleos atômicos, quando os mesmos são levados por processos artificiais, a condições instáveis.
Uma das principais utilizações da energia nuclear é a geração de energia elétrica. Usinas nucleares são usinas térmicas que usam o calor produzido na fissão para movimentar vapor de água, que, por sua vez, movimenta as turbinas em que se produz a eletricidade. Em um reator de potência do tipo PWR (termo, em inglês, para reator a água pressurizada), como os reatores utilizados no Brasil, o combustível é o urânio enriquecido cerca de 3,5%.
Isso significa que o urânio encontrado na natureza, que contém apenas 0,7% do isótopo 235U, deve ser processado (‘enriquecido’) para que essa proporção chegue a 3,5%. Em reatores de pesquisa ou de propulsão – estes últimos usados como fonte de energia de motores em submarinos e navios –, o enriquecimento pode variar bastante. Para a confecção de bombas nucleares, é necessário um enriquecimento superior a 90%.
O processo completo de obtenção do combustível nuclear é conhecido como ciclo do combustível e compreende diversas etapas:
1) extração do minério do solo; 2) beneficiamento para separar o urânio de outros minérios; 3) conversão em gás do produto do beneficiamento, o chamado yellow cake (ou ‘bolo amarelo’); 4) enriquecimento do gás, no qual a proporção de 235U é aumentada até o nível desejado; 5) reconversão do gás de urânio enriquecido para o estado de pó; 6) fabricação de pastilhas a partir da compactação do pó; 7) e finalmente a montagem dos elementos combustíveis, quando se colocam as pastilhas em cilindros metálicos que irão formar os elementos combustíveis do núcleo do reator।


Nenhum comentário:

Postar um comentário