tour pela historia do Brasil

Esta pesquisa tem por objetivo relatar sucintamente os principais trechos da história do país e não detalhar criteriosamente todos os seus momentos. É a narração de uma história focada na evolução do território e da sociedade brasileiros que se estende desde a chegada dos portugueses, em 1500, até os dias atuais.

O tour começa desde o período pré-colonial e chega à república no dias de hoje. A retrospectiva emerge com as interessantes narrativas do contato de diferentes povos – indígenas e portugueses, demonstrando o poder histórico da igreja, que impera muito menos hoje do que antes.

Este trabalho não visa apenas relatar uma síntese da história do Brasil, mas também compactua de um caráter analítico-critíco que questiona o conceito de “descobrimento” do Brasil.

Não foram deixados de lado o período da escravidão e o colonialismo. A democracia foi corretamente inserida no contexto como conseqüência da exaustão do período monárquico prévio.

Guerras internas marcaram também a história do nosso povo e algumas das principais são abordadas.

Ademais, o trabalho apresenta como os diferentes “Brasis” se enquadram na evolução da história deste país, projetando-se em distintas regiões enquanto pólos políticos, cada uma com sua importância em determinada época.

Em suma, este relatório convida o brasileiro a relembrar não somente o seu próprio desenvolvimento enquanto cidadão, mas principalmente pretende estimulá-lo ao questionamento de diversas pré-conceituações e estereótipos construídos sobre nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário