Produtos Reciclados para o Consumo

Caso você decida procurar no comércio por produtos feitos de material reciclado, dificilmente vai encontrar, certo? Errado. Achar produtos assim não é tão complicado hoje em dia. O material reciclado já está em muitas araras e prateleiras. Só que a indústria têxtil costuma omitir a procedência da matéria-prima, pois teme a rejeição dos brasileiros em consumir os reciclados. E ela tem razão.

Uma pesquisa divulgada em maio de 2004 no Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, entidade ligada ao Instituto Ethos – ONG que promove a responsabilidade social a empresas –, constatou que 37% dos brasileiros ainda acreditam que tudo o que é feito de material reciclado possui qualidade inferior ao que é produzido com a matéria-prima virgem.

A mesma pesquisa mostra que somente 6% são consumidores conscientes – preocupam-se com o coletivo e sabem da existência de produtos reciclados. Entre eles, 76% compraram itens feitos de reciclados nos últimos seis meses.

Muitas empresas investem na reciclagem de materiais e acreditam em seu potencial para melhorar não só sua capacidade de venda, mas também a satisfação do consumidor. Entre os materiais destinados ao processo de reciclagem estão as garrafas PET e os pneus.

Garrafas de Plástico Pet
Das garrafas plásticas de refrigerante, quando recicladas, obtém-se o poliéster, polímero plástico derivado do petróleo cuja fibra dá forma a variados produtos, como roupas, bichos de pelúcia, tecidos para bancos de carros e decoração (cama e mesa e enchimento de edredons).

Entre as empresas que utilizam materiais reciclados está a indústria Unnafibras, que recicla 30 mil toneladas de garrafas PET por ano e economiza 20% da demanda do poliéster nacional. Outro exemplo é a Santista Têxtil, que confecciona um tecido que leva 23% de fibra de PET reciclada, com economia de 10% a 15% no preço final. A empresa ainda desenvolve um produto para lançar no varejo que não utiliza poliéster. É composto por 25% de Ingeo, primeiro plástico feito de amido, vindo principalmente do milho. A marca Ecofibras comercializa camisetas feitas com 50% de poliéster proveniente de garrafas recicladas e 50% de algodão.

Pneus
Segundo estimativa da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), 175 mil toneladas de carcaça de pneus são descartadas por ano, mas a indústria de calçados já emprega esse entulho. A Side Walk reutiliza pneus usados não só para dar forma ao solado de alguns de seus calçados, mas também para confeccionar as tiras de chinelos. Já a Yepp, além do solado de pneu, possui o tecido feito de lona usada de caminhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário