Energia Eólica

No mundo, existem diversas fontes de energia, das quais a energia hidráulica e a fóssil predominam. Contudo, devido aos seus esgotamentos naturais, a humanidade está constantemente em busca de fontes alternativas de energia. Dentre as “novas” opções, surgiram a energia nuclear, a solar, a biomassa, a geotérmica, a gravitacional e a energia eólica.

Mas, como a energia eólica funciona, como é gerada e da onde vem? A energia eólica já vem sendo utilizada há séculos, quando barcos à vela e embarcações da antiguidade se moviam unicamente pelo vento, contudo, apenas mais recentemente essa energia vem sendo explorada cientificamente para criar tecnologia adequada para torná-la uma fonte de abastecimento inclusive de energia elétrica.

Diante do questionamento cada vez mais explícito sobre o impacto socioambiental das fontes de energia, quais os pontos positivos e negativos da energia eólica sobre o planeta? Teria essa energia um poder maior ou menor de degradação natural se comparada aos demais tipos?

A energia hidráulica ainda é predominante no planeta, contudo, qual a atual penetração da energia eólica no mundo?

Este trabalho visa responder a essas e outras questões relativas à energia eólica, sua origem, seu uso, sua capacidade instalada, tipos de turbinas, dentre outros temas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário